Instagram Photos

Como superar a crise existencial ?


Como falei no post da crise dos 20, eu percebi que a maioria das pessoas passam por essa fase independente da idade delas, uma hora outra você se pergunta o real propósito da sua vida na terra. O que pra muitos também é difícil achar uma solução que vá acabar com ela de uma vez por todas, o que não existe se você não quiser sair do lugar para mover as montanhas. 

Eu ainda tenho 18 anos, mas as perguntas rondam a nossa mente querendo colocar a gente na parede, e ainda por cima tem pessoas que fazem parte desse processo ingenuo de querer ficar perguntando se a gente já realizou alguma coisa. O que não é ruim, mas acho que deve haver um respeito, porque isso faz a gente ficar triste e desmotivado.

Acho muito engraçado a nossa empolgação quando eramos adolescente ou no ensino médio, o quanto a gente queria mudar o mundo, fazer acontecer com a nossa vida, ser forte... E não é o que acontece né? Parece que a vida vem e joga um bolo na nossa cara, e a gente fica: O que aconteceu ? 

Tá Pedro, mas qual o solução pra isso tudo ? 

Um dos motivos pra gente ter esse tipo de crise vem da COMPARAÇÃO com a vida do outro. Pode ter certeza que esses momentos vem quando a gente ver que alguém está realizando um sonho e a gente de mãos cruzadas quase querendo se matar. É importante dizer que você que tem que trabalhar na comparação, justamente pra você não ficar sofrendo, e ai entra um outra fator importante que vai dizer tudo. 

Você é realizado com a sua vida ? 

Essa questão de estar realizado é legal se você não olha com comparação pro outro, porque a própria sociedade exige que você tenha uma casa própria, um carro, dinheiro...Não está nada errado se você quer isso. Mas em análise, os valores hoje em dia são outros. Cadê o valor nas pequenas coisas que realmente faz a gente ser feliz ? A casa, o carro, faz a gente ser feliz no momento, no calor da empolgação pra mostrar pros outros que temos, a gente tem essa sede.
Acho que independente da vida do outro, eu tenho que estar bem com as minhas realizações, e devemos pensar que o outro também subiu a escada do primeiro degrau, e a gente também vai ser assim. 

Andei lendo sobre crise existencial aqui na internet e eu não consegui uma real solução para isso, na verdade não que eu queira algo de mãos dadas, mas sim algo que seja real, pois a proposta desse texto é enxergar o problema com os pés no chão, e foi o que eu tô tentando fazer, e espero que você esteja entendendo o que estou falando. 

Então continuando, toda vez que você for falar com alguém que é bem sucedido, como diz á sociedade na questão do status, não se intimide não! Até porque uma coisa que tem funcionado pra mim é lembrar sempre das coisas legais que eu sei fazer e que me movem. Eu sei que você ai sabe fazer uma coisa que nem todo mundo tem á habilidade, e é exatamente isso que você tem que agarrar com todas as forças, é o que vai te mover no mundo. 

Essa coisa de ter um dom na vida, é um dos fatores que vai acabar com a sua crise existencial, porque sei exatamente o que você tu passa, porque eu também passo, mas acredito muito no estar REALIZADO. Isso vai fazer com que você enxergue a vida com outros olhos sem comparações.

A crise existencial é normal do ser humano em momentos da vida, e quando bem vivida pode representar um momento de transformação, como atingir o autoconhecimento, o amadurecimento moral e emocional, e consequentemente o seu eu vai evoluir. 

Então recapitulando, encontre algo que você goste de fazer sem preguiça e acredite no seu potencial, pode parecer clichê mas o único a mudar nossas vidas somos nós mesmos. Esteja realizado com o que te faz bem, com pessoas que te ama, sem comparações e viva o presente de maneira que você possa olhar pra trás e dizer que viveu o seu melhor. 


Observe seus pensamentos, eles se transformam em palavras. Observe suas palavras, elas se transformam em ações. Observe as suas ações, elas viram seus hábitos. Observe seus hábitos pois eles se transformam em seu caráter. Observem seu caráter, pois ele se torna o seu destino. -Lao Tzu 


Comentários

  1. Toda dor por mais insuportável que seja pode ser edificante, crises são fundamentais para achar caminhos. Brilhante texto.
    http://pequenojony.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top